Rum e Charuto, a lo cubano

Por Alexandre Avellar – 02/05/2013
Cuba é um país de cultura riquíssima. Rum e charuto não só representam com classe esta cultura, como também formam uma das melhores harmonizações no mundo do tabaco. O rum é a bebida nacional de Cuba e serve de base para os principais coquetéis preparados na ilha, como o Mojito, o Daiquiri e, é claro, a Cuba Libre.

Mas engana-se quem pensa que o rum é uma bebida somente para a preparação destes drinks. Nas versões mais envelhecidas, este destilado preparado a partir do melaç o da cana de açúcar oferece uma gama de sabores adocicados que não só complementa o sabor do charuto, como também abre o paladar para a percepção de novas notas das preciosas folhas de tabaco.

O rum aqui no Brasil não é muito popular e dificilmente se encontra um bom rum na maioria dos bares e restaurantes de nosso país. Ao contrário disso, é venerado na América Central e Caribe e é nesta região onde os melhores runs são encontrados.
Para obter o máximo de sabores nesta harmonização, recomendo os cubanos Habana Club Selección de Maestros (foto) e o Santiago de Cuba (muito pouco conhecido no Brasil) 11 años. Obviamente, as versões mais envelhecidas destas marcas são ainda melhores.

O guatemalteco Zacapa, mais facilmente encontrado por aqui, também representa muito bem essa bebida. Recomendo a versão Solera 23 anos e o XO.

Alexandre Avellar é fundador do site Conexão Tabaco, hoje a principal referência sobre charutos no Brasil, e foi Nominado Hombre Habano en Comunicación no XV Festival del Habano, em Cuba. Ministra cursos sobre degustação de charutos e escreve para várias publicações no Brasil e no exterior.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s